CRITICA> Real a história por trás do plano

CRITICA> Real a história por trás do plano

Olá nesta quinta feira eu fui assistir: o filme ‘Real: a história por trás do plano’. Como eu sempre digo eu gosto de filmes que contam histórias reais e não fictícias, claro que eu amo o filme QUEM QUER SER UM MILIONARIO, mas isso é assunto para um outro texto, sem dúvida o filme sobre a história do REAL É MUITO BOM, claro que o filme não é perfeito, como algumas analogias técnicas que não ficam claras para pessoas leigas do assunto.

O filme conta a verdadeira história por trás do plano REAL e diz logo no começo que não foi o Fernando Henrique, ex-presidente da Republica que criou o plano, como muita gente acha.

Para quem não sabe umas das grandes mentes responsáveis por fazer o Brasil uma das potencias de hoje foi o economista Gustavo Franco um dos responsáveis diretos pelo plano Real, foi o plano que voltou a dar estabilidade ao Brasil, o filme é dirigido pelo Rodrigo Bittencourt o mesmo diretor de Totalmente Inocentes. O filme está com notas relativamente baixas em alguns sites, mas isso acontece simplesmente pela ideologia do filme que conta por um lado mais direitista, uma leve levada para a direita e os esquerdistas já começam a chorar, a mesma coisa aconteceu com o excelente filme ‘O SNIPER AMERICANO’ que conta com algumas notas baixas, alguns críticos deram nota baixa simplesmente pelo PATRIOTISMO que o filme traz.

O filme sobre a história do plano REAL  e só peca em uma coisa; ‘análises técnicas’ que atrapalham o entendimento do mesmo, isso deixa o filme um pouco confuso até mesmo para quem entende um pouco, mas isso não tira o excelente trabalho dos atores e diretores, com uma fotografia muito boa, o filme começa com o Gustavo dando uma entrevista para uma TV em 2003 e cada pergunta da jornalista faz, ele relembra momentos de quando ele fazia parte do governo e seu novo plano para estabilizar a economia do país. O filme inclui algumas fases fictícias para manter o espectador entretido, mas leva em consideração algumas características do Gustavo odiava como comunistas e etc…

O filme também mostra como ele ajudou Fernando Henrique a se eleger e reeleger presidente da República e isso fez dele o novo presidente do banco central, Gustavo era ferrenho em manter a moeda forte e como a oposição e até gente do partido lutava para desvalorizar a moeda para favorecer exportadores, na época a moeda era tão valorizada que o salário mínimo era 79 reais e batia de frente como dólar. O filme é muito bom para quem quer saber mais sobre a história do Brasil e muito bom para pessoas que já conhecem. Por conta disso eu dou a NOTA 7.9 o filme peca nos diálogos técnicos muito técnicos, mas não deixa de ser um excelente filme.

Deixe uma resposta