Veja como são os rituais de ano novo pelo mundo

songkran-1Existem coisas que só quem ainda não sabe onde vai passar o Ano Novo vai entender. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas.O Ano Novo é um momento em que as pessoas querem fazer planos para o futuro, renovar as promessas e desejar que tudo corra bem e seja de muitas conquistas.

A data é comemorada de diversos modos ao redor do mundo e com vários rituais e superstições para deixar os males para trás e trazer a boa sorte.

 

Quem vive no Brasil sabe bem como a data é celebrada, mas e no resto do mundo? Como as nações celebram a chegada de um novo ano? Confira aí como são os rituais de ano novo pelo mundo à fora:

1 – China

china-new-year-gfk1fegf2-1

Os chineses investem muito na comemoração do ano novo. Eles organizam uma grande queima de fogos e um show de percussão na Grande Muralha. A comemoração que marca o novo ciclo muda todos os anos, mas geralmente cai entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro.

O que vai depender é de quando ocorre a lua nova do primeiro mês lunar. Eles celebram 15 dias de festividade que é conhecida como “Festival da Primavera”.




2 – Ano novo judaico

150913191145-01-rosh-hashanah-super-169

Os judeus encaram o ano novo como um tempo de introspecção e avaliação de erros cometidos durante o ano. Eles chamam a festa de Rosh Hashanah e celebram a data nos dois primeiros dias do sétimo mês do calendário hebraico. Geralmente o ano novo por lá acontece entre setembro e outubro.

3 – Hong Kong

hongkong-gfk1febvh-1

Em Hong Kong, a festa de ano novo também é caprichada. Eles investem em fogos de artifício que são lançados diretos de balsas.

4 – Etiopia

enkutatash-ethiopia-s-festival-1

Na Etiopia, o ano novo recebe o nome de Enkutatash, que significa “presente de joias”. A data é celebrada conforme o calendário etíope que cai no dia 11 de setembro, ou 12, quando os anos são bissextos. As celebrações são feitas com músicas e danças.

5 – Ano novo Tailandês

songkran-1

 

Na Tailândia, o ano novo é chamado de Songkran e comemorado a partir de 13 e 15 de abril. O costume por lá é molhar as pessoas com pistolas d’água e mangueiras em um representação de esperança de que o ano novo traga boas chuvas.

6 – Bulgária

reveillon-na-bulgaria-1451346214448_615x300

O costume de celebração do réveillon na Bulgária é feito com um famoso tapinha nas costas. Lá, a população anuncia a chegada do novo ano batendo nas costas das pessoas e desejando saúde e muita riqueza.

Para expulsar os maus espíritos, os búlgaros se vestem de monstros para espantar os vampiros, os chamados “kukeris”.

7 – Escócia

reveillon-na-escocia-1451346201777_615x300

Na Escócia, o ano novo é comemorado das 8 horas do dia 31 de dezembro até às 6 horas do dia primeiro de janeiro. Os escoceses dão muito valor a este momento de passagem e celebram com muitas danças típicas na rua principal de Edimburgo, além também de desfiles de gaiteiros.

Eles param à meia noite para assistir à grande queima de fogos, aos disparos de canhões feitos do Castelo de Edimburgo e o solo feito por um gaiteiro que fica posicionado no topo do castelo. É uma festa muito bonita de se acompanhar.

8 – Estados Unidos

The 123rd Rose Parade rolls down Colorado Blvd. in Pasadena January 2, 2012.

Segundo o portal G1, “a tradição mais famosa nos Estados Unidos é o lançamento da bola de réveillon da Times Square, em Nova York, às 23h59. Milhares se reúnem para assistir uma grande bola presa num edifício fazer uma descida de um minuto, chegando exatamente à meia-noite. A tradição começou em 1907.

Outro costume é a “Rose Parade”, que acontece em Pasadena, na Califórnia, no primeiro dia do ano. O desfile antecede o “Rose Bowl Game” – jogo de futebol entre times de universidades – e leva milhares às ruas para assistir à passagem de carros alegóricos. O primeiro desfile foi realizado em 1886.”


9 – Holanda

ap12010108836

Fogueiras públicas para queimar árvores de Natal são acesas em algumas cidades holandesas. Tempo de temperaturas negativas, o ano novo se torna uma atração e tanto em uma série de lagos, canais e no Mar do Norte por conta de banhistas que se aventuram mergulhando nas águas geladas. O ano novo por lá chega até a ter cobertura televisionada.

10 – Espanha

espanha

Já na Espanha, o negócio lá é comer uvas. Assim que o ponteiro do relógio marca meia-noite, os espanhois comem 12 uvas, cada uma delas são destinadas a cada badalada do relógio. Essa tradição é vista como um ritual para trazer boa sorte a cada novo mês do ano que se inicia.

O que você achou destas celebrações de ano novo pelo mundo? Mande seu comentário para gente!


via.

Deixe uma resposta